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    A Importância dos Eventos para a consolidação de uma marca

    Por: Gabriela Ferraz
    16/07/2008

    A aproximação marca/cliente, proposta pela realização de eventos, possibilita que a promoção seja realizada de forma imperceptível para o consumidor, criando elos que aproximam o consumidor e a empresa.
    A marca é sinal de status e o estilo de vida do target da empresa permite que esses, gastem um pouco mais para estar ligado a um grupo onde o status é a maior referência.
    A empresa que se aproxima do seu target, não só tem a oportunidade de conhecer o que o seu cliente quer, mas também quem ele é, do que ele gosta e o que ele gostaria que a empresa fizesse por ele. Nesse ponto a marca se torna muito mais do que o rótulo do produto, mas um estilo de vida.
    Enquanto a propaganda trabalha com atitude, as festas trabalham com o comportamento do público dentro de um estilo de vida próprio, para criar um vínculo com o seu consumidor.
    O primeira empresa a linkar sua marca à um evento foi o Free Jazz em 1985, depois disso, em 2003 houve um boom nesse setor.
    Tim Festival, Coca Cola Zone, Nokia Trends, Skol Beats, Skol Rock são alguns dos primeiros exemplos de festivais que tem como foco a interação com o consumidor.
    As empresas de bebidas e telefones celulares foram as primeiras a entrar nesse mercado, pois nesses setores a rotatividade de clientes é muito grande. São muitas opções que o cliente tem para escolher, e esses públicos são difíceis de serem fidelizados pois estão abertos a novidades que os concorrentes podem oferecer.
    Desta forma, as empresas começaram a perceber o valor do cliente, e passaram a conhecê-lo melhor, pois o cliente vem interagindo diretamente com a marca.
    A função principal do evento é a audiência, sendo esta determinada pela empresa deve estar de acordo com o seu público-alvo. Por isso as empresas que desejam utilizar o evento como instrumento de marketing devem se ater a comunicação dirigida, voltada a seu público de interesse. Além disso, um evento bem sucedido gera mídia gratuita e chama a atenção do público.
    A comunicação dirigida proporciona a escolha da ferramenta mais adequada, individualizando o formato da mensagem e da linguagem, viabilizando e estimulando o relacionamento com os diversos públicos de interesse da empresa ou instituição e, com isso, obtêm respostas mais rápidas e resultados mais eficientes a um custo menor.
    Portanto o evento promocional é um instrumento utilizado pela empresa para atingir o público-alvo desejado, divulgar uma marca, promover o produto, potencializar as vendas e conquistar novos mercados, pois fortalece o posicionamento e reforça a imagem da empresa.
    Por isso a empresa tem que estar sempre arquitetando planos com enfoques diferenciados, e se reinventar para o cliente, de forma que o surpreenda.

    Gabriela Ferraz é especialista em Comunicação Estratégica pela PUC -PR, Bacharel em Marketing e Propaganda pela Universidade Norte do Paraná. Atua como Assistente de Marketing da Reed Exhibitions Alcântara Machado

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    A aproximação Empresa - Cliente, proposta pelo Portal do Suporte para que profissionais de Informática publiquem retrancas com suporte tecnico gera uma aproximação imperceptível que cria elos de confiança do cliente para com a empresa.

 
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