.



    Endomarketing



    • Portal do Marketing . com . br /artigos/ endomarketing.htm

    • Mas o que significa Endomarketing?
      É toda e qualquer ação de marketing voltada para a satisfação e aliança do público interno com o intuito de melhor atender aos clientes externos.

      Endomarketing ou Marketing Interno tem se tornando uma ferramenta de extrema importância para as organizações. A razão de tal importância é porque constitui-se em um processo cujo foco é sintonizar e sincronizar todas as pessoas que trabalham na empresa na implementação e operacionalização de ações mercadológicas.

      O principal benefício que se busca é o fortalecimento e construção de relacionamentos, compartilhando os objetivos da empresa e fortalecendo estas relações, inserindo a noção de que todos são clientes de todos também dentro da empresas.

      Antes de vender um produto para seus clientes, as empresas precisam convencer seus funcionários a comprá-lo. O Endomarketing surge como elemento de ligação entre o cliente, o produto/serviço e o colaborador.

      Isto significa tornar o colaborador um aliado, fomentando a idéia de que seu sucesso está ligado ao sucesso da empresa.

      O Endomarketing deve ser trabalhado como uma ferramenta de comunicação e integração permanente.

      A linha de comunicação deve estabelecer um amplo sistema de informações capaz de dar subsídios para que todos possam cumprir suas tarefas com eficiência.

      É importante que todos saibam a respeito dos objetivos, estratégias, metas e formas de atuação só assim é possível começar a entender e atender os clientes externos de forma mais coerente e eficaz, diminuindo custos, tempo e possibilitando o surgimento de um clima interno mais harmônico no qual todos compartilham do mesmo senso de direção e de prioridades.


      FÁBIO LUCIANO VIOLIN
      Mestre em Estratégias e Organizações _ UFPR
      Especialista em Planejamento e Gerenciamento Estratégico – PUC-PR
      Professor universitário, palestrante e consultor de empresas.




    • Defin. resumida: Babylon.com
      Conjunto de ações de marketing institucional dirigido ao público interno
      (colaboradores, fornecedores, acionistas, e vendedores).