Conceito de Marketing
 
  www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-do-profissional-de-marketing-3.php

    Portal São Francisco

    O que é marketing?

    O marketing é um processo de planejar e executar a concepção , a determinação do preço (princing), a promoção e a distribuição de idéias , bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais, segundo a american maketing association .

    Sempre haverá necessidade de vender, mas o objetivo do marketing não é meramente esse e sim conhecer e entender o cliente de forma que seja possível que o produto ou serviço seja adequado ao que o cliente deseja , necessita assim o produto se vende sozinho.

  www.portaldomarketing.com.br/Artigos/Marketing_Conceitos

    Portal do Marketing

    Marketing: Conceitos, Tipos, Objetivos e Análise de Desempenho

    Por Fred Tavares

    Pressupostos centrais de marketing

    Os conceitos centrais de marketing (necessidades, desejos, demandas, produtos, troca, transações e mercados) estão interligados numa relação causal direta. Esta relação tem como princípio a base da construção da própria fundamentação teórica do marketing. A seguir, vamos às definições dos elementos que compõem a sua estrutura conceitual.

    NECESSIDADES
    É o conceito mais básico e inerente ao marketing, pois está relacionado ao entendimento das necessidades humanas. Trata-se de um estado de privação do indivíduo, que inclui as necessidades físicas básicas, sociais e individuais de conhecimento e auto-realização.

    Para ilustrar sua formulação, podemos recorrer ao olhar do psicólogo, da linha humanista, Abraham Maslow, através do modelo da pirâmide das necessidades.

    PIRÂMIDE DE MASLOW

    DESEJOS
    São as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais. Os desejos são mutáveis e se modificam conforme as transformações ocorridas na sociedade. Como lacunas que jamais são preenchidas, o marketing deve se dirigir para criar novos desejos (produtos) com o objetivo de assegurar a sua própria existência.

    DEMANDAS
    As pessoas têm desejos infinitos, mas recursos limitados. Sendo assim, elas desejam produtos que proporcionam o máximo de satisfação possível em troca de seu dinheiro. Através da capacidade de compra de cada indivíduo, os desejos se tornam demandas.

    PRODUTOS
    Necessidades, demandas e desejos humanos sugerem que existem produtos disponíveis para atendê-los. Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer parcialmente uma necessidade ou desejo.

    O conceito de produto inclui bens duráveis e não-duráveis (tangíveis), serviços (intangíveis), pessoas, lugares, organizações, atividades e idéias. Nessa perspectiva deve-se destacar que a abordagem de produto implica na oferta de algo que tenha valor para alguém.

  X
  w



 
  Anúncios Gerais:
  X
  w